A Fantástica Caverna dos Cristais Gigantes de Naica

Em Chihuahua ao norte do México, em área de exploração mineral, está a Cueva de los Cristales, ou a caverna dos cristais gigantes de Naica.

Mas antes de falar sobre a caverna, trarei algo bom para você que pretende viajar, independente do lugar!

Este painel abaixo encontra promoções em hotéis ou pousadas em qualquer lugar, basta que você coloque o nome da região ou hotel que gostaria de ir. Clique em “ver todas as ofertas” para que você tenha acesso a todas as promoções disponíveis : – )



Booking.com

Exploração da Caverna dos Cristais Gigantes

Caverna dos Cristais Gigantes de Naica - 1

Fica a 300 metros sob a superfície uma caverna situada na mina de Naica (Cueva de las Espadas).

Descoberta por mero acaso, apresentando um passado formado a mais de 500 mil anos.

Com os maiores cristais de Selenite já encontrados no mundo, o ambiente no interior da caverna é agressivo, com temperaturas de aproximadamente 58 graus C e 90 a 100% de umidade.

Assim, o ser humano não conseguiria uma exploração superior a 10 minutos, mas cientistas criaram condições adequadas com circuitos de arrefecimento ligados a uma mochila e a roupa, que lhes permite 45 minutos de exploração.

Ano do descobrimento da Caverna dos Cristais Gigantes

Considerada um dos monumentos geológicos mais extraordinários do mundo, foi descoberta no ano de 2000, quando os operários escavavam uma galeria.

Algumas das estruturas cristalinas encontradas, ultrapassam os 11 metros de comprimento, 1 de largura e por volta de 55 toneladas.

Caverna dos Cristais Gigantes de Naica - 2

O cristalógrafo Juan Manuel Garcia Ruiz, desvendou o segredo por trás do crescimento espetacular dos cristais:

O grande crescimento dessas estruturas se deve a lentidão com que cristalizam. Cálculos permitiram determinar que os cristais aumentam a espessura de um fio de cabelo em cada 100 anos

Debaixo da Naica existe um ponto vulcânico que tem emitido calor, libertando minerais e criando depósitos de metais da mina a milhões de anos.

Caverna dos Cristais Gigantes de Naica - 3

Com 35 metros de comprimento por 20 metros de largura e 8 metros de altura, a gruta esteve sempre alagada por água a alta temperatura e rica em minerais.

Caverna dos Cristais Gigantes de Naica - 4

Para os estudiosos, estas condições permitiram a contínua e lenta cristalização. A gruta está sendo drenada para que possa ser explorada como mineradora.

Por isso não há água dentro dela e acabou sendo exposta ao ar. Porém os cristais pararam de crescer e podem deteriorar-se.

Se um dia a água parar de ser drenada e bombeada, ela ficará no local e os cristais que já são os maiores do mundo voltarão a crescer.

Caverna dos Cristais Gigantes de Naica - 5

Estudos e revelações da Caverna dos Cristais Gigantes

Os pesquisadores encontraram bactérias diferentes de todas as já conhecidas pelo homem, as quais podem ajudar a entender a vida na Terra, assim como em outros planetas.

Tudo isso só ficou intacto e pode ser estudado porque ficou milhares de anos fora do alcance das mãos do homem.

Em 2010, a empresa de mineração que administra o local, barrou a visitação para que a beleza local continue intacta.

Caverna dos Cristais Gigantes de Naica - 6

Essa é sem dúvida uma das mais espetaculares e deslumbrantes descobertas da atualidade.

Está gostando do conteúdo?

Junte-se a comunidade dos Loucos Por Férias para receber gratuitamente artigos em primeira mão, dicas e pacotes promocionais de viagens inesquecíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *