11 Curiosidades da África do Sul. Uma mais interessante que a outra!

Neste post vamos conferir as curiosidades da África do Sul, que é um país surpreendente, com paisagens deslumbrantes e com significativos fatos e muitas curiosidades!

Mas antes de falar sobre as curiosidades, trarei algo bom para você que pretende viajar, independente do lugar!

Este painel abaixo encontra promoções em hotéis ou pousadas em qualquer lugar, basta que você coloque o nome da região ou hotel que gostaria de ir. Clique em “ver todas as ofertas” para que você tenha acesso a todas as promoções disponíveis : – )



Booking.com

A República da África do Sul possui 3 Capitais, 1 para cada poder: Pretoria (Executivo), Cape Town (Legislativo) e Bloemfontein (Judiciário). 

Com uma gama de crenças religiosas, culturais e de idiomas. Mesmo sendo o Inglês uma das línguas oficiais, ela é somente a quinta mais falada.

Com 11 línguas oficiais e dialetos locais, é o lugar com o maior número de Europeus do Continente Africano.

Agora vamos as curiosidades da África do Sul ↡

Curiosidades da África do Sul #1

Curiosidades da África do Sul - Tribos

Encontra-se na Região, o maior e mais antigo Sítio Arqueológico do Mundo.

Fósseis com milhares de ano são preservados. Vivem no território também, tribos indígenas desde antes do país ser colonizado.

Curiosidades da África do Sul #2

Curiosidades da África do Sul - Europeus

Com a vinda dos Europeus, o cenário Sul Africano mudou bastante. Em 1652 foi fundada a Cidade do Cabo, ponto esse estratégico para a navegação entre a Europa e Ásia.

Em 1806 a Cidade do Cabo, tornou-se Colônia Britânica e em 1820 a colonização inglesa se expande por todo território.

Grande parte de colonos de origem Alemã, Francesa e Holandesa, também se assentaram na região, devido a exploração de diamantes e outros minerais.

Nesse período já havia conflitos com os grupos Zulus e Afrikaners. A segregação racial já era instalada e não existiam leis para efetivar esse tipo de separação.

Em 1931 as regiões independentes se uniram como a do Estado Livre de Orange e a União tornou-se independente do Reino Unido. Nesse momento histórico, o país já estava 87% nas mãos dos brancos.

Curiosidades da África do Sul #3

Curiosidades da África do Sul - Apartheid

No início do Apartheid, partidos políticos racistas, foram eleitos por brancos, e em 1948 o Partido nacional chegou ao poder.

Esse grupo reforçou as políticas de segregação racial e classificou todos os povos em raças. Todas elas possuíam direitos e limitações legais diferentes.

O Apartheid estava instalado e as cidades divididas em espaços específicos para brancos e negros. Dessa maneira se tornou oficial por lei e protegido pela institucionalização da  segregação, as minorias brancas, que exerciam maior controle sobre o país.

Os povos negros ficavam em desvantagem, enquanto os brancos usufruíam de padrões de vida semelhante ao de países desenvolvidos. Os negros eram impedidos de votar e de viver na parte mais rica, onde eram obrigados a viver em zonas residenciais mais afastadas e pequenas, ocasionando um confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais eram reprovados e proibidos.

Curiosidades da África do Sul #4

Curiosidades da África do Sul - Nelson Mandela

Somente em 1961 que a África do Sul tornou-se um país independente. Foi um período que Nelson Mandela iniciou uma política de oposição, propondo negociações para conter e acabar com a segregação.

Alguns países ocidentais começaram a boicotar o comércio com a África em sinal de desaprovação do sistema racial.

Curiosidades da África do Sul #5

Curiosidades da África do Sul - Nobel

Somente em 1990 o governo aderiu às negociações e acabou com o Apartheid que na verdade só vigorou em 1994.

Nelson Mandela é considerado o mais importante líder da África Negra, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e foi Presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Foi preso devido a seus atos de rebeldia e combate às políticas do Apartheid por 27 anos.

Em 1994 foi adotada a Bandeira da África do sul, com o encerramento do Apartheid. O Y representa a união dos povos e da cultura do país. São os 2 caminhos opostos que se uniram e hoje seguem na mesma direção de modo igualitário.

Curiosidades da África do Sul #6

Curiosidades da África do Sul - Paisagem

Com paisagens impressionantes, possui um ecossistema dos mais diversos do Mundo. Possui inúmeros Parques Nacionais em suas centenas de Km, protegem espécies como: Elefantes, Girafas, Leões, Hipopótamos, Leopardos, Rinocerontes, etc…

Desertos, Montanhas, Savanas e Florestas, são exploradas através dos Safares. O clima é temperado, porem pode fazer muito frio em algumas regiões. É possível e comum nevar na África do Sul, existem estações de sky nas Montanhas mais altas do país.

Curiosidades da África do Sul #7

Curiosidades da África do Sul - Vinho

Grande exportador de vinhos, produz uma variedade bastante comercializada em todo Mundo e vinículas famosas se estendem no país, normalmente cercadas de Montanhas.

Um dos pontos turísticos mais importantes é a Montanha da mesa, localizada na Cidade do cabo, que chama atenção devido a formação geológica incomum com um platô liso de aproximadamente 3 km de extensão no topo. Tudo completado pela Cidade do cabo com suas praias e belas paisagens.

Curiosidades da África do Sul #8

Curiosidades da África do Sul - Violência

A África do Sul possui vários problemas sociais e econômicos que vêm sendo refletido desde os tempos da colonização, havendo enfim um grande choque de cultura. Foi classificado como o segundo país em número de assassinatos e o primeiro para assaltos em ranking mundial, pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas.

Infelizmente é listado também como o país com o maior número de estupros em proporção ao número populacional. Estatística apontam como um país extremamente violento.

Devido a essas disparidades sociais,há uma alta taxa de desemprego, e o surgimento de favelas vem crescendo nos últimos anos.

Curiosidades da África do Sul #9

Curiosidades da África do Sul - Cidade

Em 2010 a ONU apontou as Cidades de Buffalo City e Johannesburgo como as mais desiguais do Planeta.

Johannesburgo é a Cidade mais rica do país, responsável por 33% do PIB Sul Africano e 10% do PIB de todo Continente.

Curiosidades da África do Sul #10

Curiosidades da África do Sul - Esporte

Os esportes mais populares são o Futebol, o Criquete e o Rugby. Tendo tido em 2010 a Copa do Mundo.

Curiosidades da África do Sul #11

Curiosidades da África do Sul - BRICS

BRICS, grupo economicamente emergente, composto pelo Brasil, Rússia, India e China.

Está gostando do conteúdo?

Junte-se a comunidade dos Loucos Por Férias para receber gratuitamente artigos em primeira mão, dicas e pacotes promocionais de viagens inesquecíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *