45 Curiosidades da Suécia (a #13 já salvou muitas vidas)

curiosidades da suécia - 0

Você tem vontade de ir para Suécia?

Se esse é o seu sonho, saiba que não é impossível de realizá-lo, crie coragem de fazer uma viagem inesquecível, veja abaixo as promoções de hospedagem:



Booking.com

Você sabia que a Suécia tem o maior número per capito de lojas do McDonalds do mundo, ganhando inclusive dos EUA?

Você sabia que a Suécia é o país menos religioso do mundo? E em contrapartida, em sua bandeira encontramos a Cruz Nórdica, principal elemento do símbolo cristão?

Você sabia que o sistema Parlamentar de Governo é a Monarquia, e que a rainha Silvia é filha de mãe brasileira com pai Alemão?

Pois é, há muitas coisas interessantes e curiosas na Suécia, então, além dessas 3 curiosidades, vamos as outras 42 selecionadas para você!

4º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 4
No norte do país, o Sol nunca se põe durante o verão (são aprox 50 dias) e as noites não tem fim no Inverno. Essa Região é conhecida como Círculo Polar Ártico e é possível ver o chamado “Sol da meia noite”, ao Norte. Cerca de 85% da população vive ao sul do país, onde o clima é mais ameno.

5º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 5
A cidade mais populosa é Estocolmo. Construída sobre 14 Ilhas e conhecida como “Rainha das Águas”. Ela é considerada a mais bela Capital Européia.

6º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 6
A lingua falada é o Sueco, muito parecida com o Norueguês e o Dinamarquês, sendo que a maior parte da população fala Inglês como segunda língua. O fato curioso é que o Sueco só foi considerado língua oficial em 2009.

7º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 7
A culinária Sueca é parecida com a Dinamarquesa e Norueguesa, e os pratos mais conhecidos são a Almôndega Sueca, o Salmão e a Carne de Rena (bastante conhecida no Norte).

8º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 8
A Literatura Sueca é ativa e vibrante, tendo a Suécia o maior número de vencedores do Prêmio Nobel de literatura. No teatro também tem um dos mais relevantes nomes da dramaturgia de todos os tempos, August Strindberg.

9º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 9
O Jornal Post Och Inrikes Tidningar é o mais antigo do Mundo e circula sem interrupção desde 1645, criado pela Academia Real de Letras da Suécia.

10º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 10
Seu povo é apaixonado pela Natureza, mas há poucas regiões selvagens no país, portanto têm leis rígidas para defendê-la e a preservam com muito cuidado. A cada árvore cortada, é necessário plantar 4 mudas para que em 100 anos o número de hectares das florestas seja dobrado.

11º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 11
Não se usa calçado dentro de casa. Anda-se de meias. As mulheres têm expectativa de vida de 82 anos e os homens de 78 anos.

12º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 12
O heavy metal é um gênero musical muito popular durante os anos 80 e 90. Os ABBA, uma das principais bandas Pop foi conhecida internacionalmente e ainda figura entre as bandas mais proeminentes do mundo, tendo feito muito sucesso nos anos 70. Outra banda Sueca famosa é o Roxette.

13º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 13
Sabe quem inventou o cinto de segurança? Eles mesmos, os suecos! Mais exatamente o engenheiro da Volvo chamado Nils Bohlin em 1950, e até hoje continua salvando muitas vidas em acidentes de automóvel. O mais curioso nisso, é que a Volvo permitiu que outras empresas utilizassem a ideia de graça, sem ter que pagar nada pela patente.

14º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 14
A compra e venda de álcool é altamente limitada, as de graduação alcoólica acima de 3,5 não são vendidas no supermercado e os impostos para adquirí-las são super altos, nesses casos há uma rede específica para vendê-las manipuladas pelo Governo e somente adultos acima de 21 anos podem comprá-las.

15º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 15
A Suécia foi o primeiro país a imprimir dinheiro em notas. A moeda Coroa Sueca (SEK). Que aliás, é usada até hoje, eles não usam o Euro.

16º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 16
A Suécia é modelo de organização no futebol feminino. A Brasileira Marta, considerada pela Fifa a melhor do ano por 5 vezes, já atuou no Umeå IK, Tyressö e FC Rosengård.

17º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 17
Vikings é o termo usado habitualmente para referir-se aos exploradores, comerciantes, guerreiros e piratas nórdicos, que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das Ilhas do Atlântico Norte no final do século VIII até meados do século XI. Período esse importante na História Medieval da Escandinávia, Grã Bretanha, Irlanda e o restante da Europa. A terra natal dos Vikings era a Noruega, Suécia e Dinamarca.

Os Vikings tinham cultura e caráter guerreiro e viajavam pelos mares para saquear cidades. A influência religiosa era politeista, tendo Deuses com diversas características, personalidades, histórias e influência nos seus dias.

Hoje a imagem dos Vikings mudou ao longo do tempo, e já se admite que eles contribuíram na tecnologia marítima e na construção de cidades onde se estabeleceram, formando colônias.

18º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 18
Conheça lugares fabulosos, imperdíveis, extremamente organizados e limpos, onde nesse país a escola, saúde, médico e dentista são de graça para todos até 18 anos. Para manter essa qualidade de vida, os impostos são altos (cerca de 30% do salário), porém muito bem aplicados em favor de seu povo.

19º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 19
A escala Celsius é uma invenção sueca. Em 1742 o sueco Anders Celsius criou a escala Celsius e três anos depois, outro sueco, o Carlos Linnaeus a modificou, e até hoje nós brasileiros a utilizamos.

20º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 20
Sabe aquela caixinha de leites e sucos da empresa Tetra Pak? Ela mesma! É uma empresa de origem Sueca fundada em 1951 pelo Ruben Rausing.

21º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 21
Há muitos eventos para celebrar algum tipo de comida, por exemplo o Kanelbulle (bolinho de Canela) é comemorado dia 4 de outubro.

22º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 22
Brasileiros que desejam visitar a Suécia, por até 90 dias, podem ir sem necessidade de um visto, desde que atendam algumas exigências do departamento de migração.

23º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 23
Estima-se que 99% do lixo produzido na Suécia seja reciclado de alguma forma.

24º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 24
Sabe quando você está em um lugar que tem uma fila imensa. Aí você encontra um amigo e discretamente “passa” a fazer parte da fila, pois é, não faça isso na Suécia, nunca fure fila, você será muito mal visto.

25º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 25
Alugar um imóvel na Suécia pode ser uma tarefa bastante complicada. Não basta ir a uma imobiliária como fazemos no Brasil. Você muito provavelmente terá que entrar em uma fila, e pode demorar muito tempo para você conseguir alguma coisa.

26º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 26
O aborto é legalizado desde 1975, desde que o feto não tenha ultrapassado 18 semanas, em alguns casos pode ser feito para até 22 semanas.

27º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 27
É uns dos países mais liberais do mundo em relação ao homossexualismo. É permitido o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de filhos. O preconceito contra homossexuais é contra lei

28º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 28
Aqui as meninas e meninos tem aulas de costura, cozinha e carpintaria desde cedo na escola.

29º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 29
Os novos pais tem 480 dias para tirar licença paternidade (homem e mulher), e podem se revezar se quiserem.

30º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 30
A dinamite foi inventada por um sueco, o Alfred Bernhard Nobel, e você deve estar conhecendo esse sobrenome, né? Pois é! O famoso prêmio Nobel foi inventado por ele também.

31º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 31
O ônibus e o metrô não aceitam dinheiro. É necessário que você tenha o cartão do metrô para utilizá-lo.

32º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 32
Estudantes entre 16 e 20 anos ganham do governo para ir a escola. O valor varia entre 1000 coroas e 2300 coroas suecas.

33º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 33
É proibido fazer e divulgar propaganda de produtos infantis, voltados para o público menor de 12 anos.

34º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 34
Se você tiver um filho na Suécia, não poderá colocar alguns nomes por serem proibidos, como por exemplo: Superman, Ikea, Elvis, Tequila, Metallica, etc.

35º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 35
Sobre o acesso a internet, mais de 94% tem costume de acessar a rede, no Brasil esse número gira em torno dos 51%

36º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 36
Em 1766 a Suécia foi o primeiro país do mundo a permitir a liberdade de imprensa.

37º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 37
Há uma região da Suécia que faz fronteira com dois países ao mesmo tempo, a Finlândia e a Noruega. O monumento acima representa essa situação.

38º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 38
O ano letivo nas escolas começa em agosto/setembro e termina em junho.

39º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 39
Até o final de 2016 a população chegará a marca de 10 milhões de habitantes.

40º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 40
Se você se mudar do Brasil para a Suécia, sua carteira de habilitação ainda valerá por um ano. Depois disso você terá que tirar uma específica para rodar lá.

41º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 41
Se você não gosta de água com gás, como eu, fique atento ao pedir água na Suécia, pois eles amam, e existe uma infinidade delas.

42º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 42
Cortar o cabelo ou fazer as unhas fora de casa é extremamente caro, é comum os suecos fazerem essas coisas em casa ao invés de ir a um salão.

43º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 43
A Suécia possui o maior edifício em forma de esfera do mundo. É chamado de Ericsson Globe, e fica em Estocolmo, onde ocorre shows, jogos e eventos.

44º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 44
O Souvenir mais comum entre os turistas, é uma placa com um alce no meio, inclusive com frequencia essas placas são roubadas das estradas por serem tão populares.

45º Curiosidades da Suécia

curiosidades da suécia - 45
A maior parte das residências não usam cortinas, sendo que é possível ver de fora da rua, o que as pessoas estão fazendo dentro de casa. Já pensou te pegam fazendo coisa errada?!

E então, deu vontade de ir para lá? Minha proposta continua de pé! Crie coragem e clique aqui, para escolher uma hospedagem, e aqui para comprar uma passagem de avião, e seja feliz!

Está gostando do conteúdo?

Junte-se a comunidade dos Loucos Por Férias para receber gratuitamente artigos em primeira mão, dicas e pacotes promocionais de viagens inesquecíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *