O surpreendente Grande Buraco Azul do Caribe

Em Belize no Caribe, o Grande Buraco Azul atrai mergulhadores e turistas de todo o mundo.

Mas antes de falar sobre essa maravilha da natureza, trarei algo bom para você que pretende viajar, independente do lugar!

Este painel abaixo encontra promoções em hotéis ou pousadas em qualquer lugar, basta que você coloque o nome da região ou hotel que gostaria de ir. Clique em “ver todas as ofertas” para que você tenha acesso a todas as promoções disponíveis : – )



Booking.com

O que é o Grande Buraco Azul

Grande Buraco Azul do Caribe - 3

O grande círculo azul escuro de 300 metros de diâmetro, é uma grande caverna vertical subaquática que se formou a dezenas de milhares de anos.

Fica localizada no meio do mar turquesa do Caribe, na América Central, entre o México e Guatemala, quando o nível do mar era bem mais baixo do que a atualidade.

Considerado falha geológica está presente em vários pontos do oceano.

Espécies que habitam o Grande Buraco Azul

Grande Buraco Azul do Caribe - 4

Submersa, a caverna preservou as estalactites, que hoje é o habitat de animais marinhos como:

  • Tubarões
  • Baleias
  • Golfinhos
  • Tartarugas
  • Arraias
  • Peixes
  • Peixe Papagaio
  • Peixe Borboleta

Além de outras espécies e grande diversidade de vidas marinhas.

Os mais ricos e as mais notáveis formações de coral em todo oeste do Caribe.

Grande Buraco Azul do Caribe - 2

Curiosidades sobre do Grande Buraco Azul

Grande Buraco Azul do Caribe

Visível inclusive do espaço, capturado por um satélite da Nasa em 2009, é um circulo quase perfeito e tem 125 metros de profundidade.

Fica a 50 milhas a leste da Cidade de Belize, localizado no Atol de Recifes Lighthouse, é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O Famoso oceanógrafo Jacques Cousteau explorou seus túneis e estalactites no início dos anos 70 e diz que sua cor exótica vem da baixa temperatura da água.

O Grande Buraco Azul também é conhecido como: Great Blue Hole, Blue Hole de Dahab e Dean’s Blue Hole.

Sobre Belize

belize no caribe

Belize é um país bem peculiar e suas melhores praias podem ser encontradas no sul do país em Placencia, mas o grande diferencial de Belize está em suas Ilhas.

Com destaque para Ambergis Caye e Caye Cavlker. Sendo que Ambergis é maior, e tem infraestrutura excelente para receber turistas atraídos pelo Grande Buraco Azul.

Ambergis Caye
 
Caye Caulker é mais intimista e atrai mochileiros e mergulhadores. Mas nem só do buraco azul vive Belize, cerca de 40% do território está sob a proteção ambiental do governo.

Pode-se encontrar como melhor ponto de observação de pássaros, o Santuário Ecológico Crooked Tree Wildlife.

Já para adrenalina, o Santuário Cockscomb Basin, a primeira reserva de jaguares do mundo, outros felinos como Puma, a Jaguatirica, Gato-Maracajá e Gato- Mourisco.

Santuário Cockscomb Basin

Belize atrai também pelos restos de cultura Maia. A cidade mais procurada culturalmente é Caracol, no coração da reserva de Chiquibul.

A maior construção feita pelo homem, é Canaa (lugar ao céu) com 43 metros de altura.

Outra Cidade que entra nessa disputa é Lamanai, que além da herança Maia, possui Engenho de Acúcar e Igrejas, fruto da colonização espanhola.

Em Lamanai o acesso é somente feito por barco, pelo Rio New River, tendo outras opções de ruínas: Actun Tunichil Muknal, Tikal, Cerros e Xunantunich.

Está gostando do conteúdo?

Junte-se a comunidade dos Loucos Por Férias para receber gratuitamente artigos em primeira mão, dicas e pacotes promocionais de viagens inesquecíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *