Os detalhes do Santuário de Fátima, em Portugal

O Santuário de Fátima em Portugal, é um dos mais importantes Santuários Marianos do mundo fica situado no bairro Cova da Iria, freguesia de Fátima em Portugal, é composto por: Recinto de Oração, Capelinha das Aparições, Basílica, Colunata, Igreja da Santíssima Trindade, Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, Azinheira Grande, Cruz Alta, Módulo de Muros de Berlim, Presépio, locais e monumentos à volta do Santuário.

Você tem vontade de ir para lá, então aproveite o painel abaixo.

Ele é inteligente e se atualiza sozinho quando há promoções em hotéis em Fátima. Clique em “ver todas as ofertas” para que você tenha acesso a todas as promoções disponíveis : – )



Booking.com

Santuário de Fátima em Portugal | Recinto da orações

Santuário de Fátima em Portugal - Recinto de Orações

O Recinto de Orações é uma grande Igreja, embora seja descoberto e tem acolhido milhões de peregrinos vindos de todos os cantos do mundo. Tem uma cruz, um altar e uma via-sacra com imagens de santos.

Santuário de Fátima em Portugal | Cruz Alta

Santuário de Fátima em Portugal - Cruz Alta

A cruz alta situa-se no adro da igreja da Santíssima Trindade, é de autoria do artista alemão Robert Trindade.

Tem 34 metros de altura e 17 metros de largura ao longo do braço, feita em aço, erguida em 29/08/2007 no dia que a igreja celebra o martírio de São João Baptista, o precursor de Jesus Cristo, em substituição a antiga cruz alta, a qual depois de restaurada foi oferecida ao santuário de Cristo Rei, em Almada.

Santuário de Fátima em Portugal | Via Sacra

Santuário de Fátima em Portugal - Via Sacra

A Via-Sacra tem 14 painéis em cerâmica policromada, foram executados na fábrica Viúva Lamego de Lisboa, seguindo o projeto de Lino Antônio em colaboração com o pintor e o ceramista Manuel Cargaleiro.

Santuário de Fátima em Portugal | Monumento Sagrado

Santuário de Fátima em Portugal - Monumento Sagrado Coração de Jesus

O Monumento Sagrado Coração de Jesus, ergue-se no centro do Recinto de Orações em frente a Capelinha das Aparições.

Esta imagem nos remete a mensagem de Fátima na fala, também no Coração de Jesus, quer nas aparições do anjo, quer através da Nossa Senhora.

Sua localização simboliza a centralidade de Jesus na mensagem de Fátima. A imagem do Sagrado Coração de Jesus é de bronze dourado, de autor desconhecido.

Ofertada por um peregrino e benta solenemente em 13/05/1932. Na base do monumento tem 4 bicas em um fontanário.

Santuário de Fátima em Portugal | Presépio

santuário de fátima em portugal - presépio

O presépio foi inaugurado na madrugada de 25/12/1999 início do Grande Jubileu. É feito de chapa de aço perfurada, que permite a colocação de inúmeras lâmpadas que a noite iluminam todo conjunto. Com 5 metros de altura, é uma obra de José Aurélio de Alcobaça.

Santuário de Fátima em Portugal | Capelinha das Aparições

santuário de fátima em portugal - capelinha das aparições

A Capelinha das Aparições é o coração do Santuário. A construção da Capelinha, foi em resposta aos pedidos de Nossa Senhora: “Quero que façam a Capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário”.

Essa Capela tornou-se assim, a atualização da mensagem de Nossa Senhora, um lugar escolhido por Deus para revelar a sua mensagem aos homens do seu tempo.

A Capelinha original, foi construída em 1919. Foi dinamitada na noite de 5 para 6 de março de 1922 e re-inaugurada em 13/01/1923. Ainda mantém traços originais, embora tenha sofrido algumas alterações.

O pedestal, onde se encontra a imagem de Nossa Senhora, marca o local exato onde estava a pequena Azinheira, sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em maio, junho, jullho, setembro e outubro de 1917.

A pequena Azinheira de 1 metro de altura, desapareceu à devoção dos primeiros peregrinos que a levaram em raminho por raminho.

A Imagem que se venera na Capelinha foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos. Essa obra é confeccionada em madeira de cedro do Brasil, medindo 1,10 metros.

Santuário de Fátima em Portugal | Coroa Preciosa

Santuário de Fátima em Portugal - Coroa Preciosa

A Coroa preciosa, foi oferecida pelas mulheres de Portugal em 1942. É de ouro, pesa 1200 gramas e tem 313 pérolas e 2679 pedras preciosas.

De alto valor artístico, é único exemplar, e foi executada gratuitamente na joalheria Leitão & Irmão, de Lisboa. Nela trabalharam 12 artistas durante 3 meses.

Em 1984 o Papa João Paulo II, consagrou solenemente ao mundo, o Coração Imaculado de Maria.

Foi também nesse dia que ele ofereceu a Nossa Senhora a bala que lhe transpassou o corto no atentado que sofrera em Roma em maio de 1981, em sinal de agradecimento pela proteção. Em 1989 foi incrustada na coroa preciosa da imagem.

A Capelinha das Aparições continua a ser o maior sinal evocativo das aparições, porem a grande fluxo de peregrinos exigia a construção de um templo maior. Esse novo templo, hoje conhecido como Basílica, é dedicado a Nossa Senhora do Rosário, evocando a maneira como se apresenta aos Pastorinhos: “Eu sou a Senhora do Rosário”.

Ergueu-se no local onde os Postorinhos brincavam e de repente viram um relâmpago que os assustou e fez com que juntassem o rebanho para regressarem a casa.

O Edifício foi construído totalmente com pedras da região e os altares são de mármore.

Para o Altar da Capela-Mor, foi transferido o frontal de prata, considerado uma jóia de arte representando a Última Ceia de Cristo, do altar primitivo.

Os seus 15 altares são dedicados aos 15 Mistérios do Rosário. Os vitrais representam cenas das aparições e inovações da ladainha de Nossa Senhora.

A Torre Sineira, erguida ao centro do conjunto arquitetônico, tem 65 metros de altura e é remontada por uma coroa de bronze de 7000 kg, construída na fundição Bolhão Porto, encimada pr uma Cruz iluminada, vista a longa distância ao anoitecer.

Santuário de Fátima em Portugal | Carrilhão

Santuário de Fátima em Portugal - Carrilhão

O Carrilhão é composto por 62 sinos. O Relógio é obra de Bento Rodrigues, de Braga.

Os anjos da fachada, em mármore, são de autoria de Albano França. Em 13 de maio de 1959, foi inaugurada a grande estátua da Imaculado Coração de Maria e colocada no nicho da fachada da torre.

Tem 4,73 metros de altura e pesa 14 toneladas. Foi esculpida pelo Padre Irlandês Thomas Mc Glynn, sob indicação da Irmã Lúcia.

Santuário de Fátima em Portugal | Capela-Mor

Santuário de Fátima em Portugal - Capela-Mor

A Capela-Mor foi remodelada no presbitério em 1995. Ao centro, em frente ao altar primitivo, situa-se um grande altar de mármore.

O Ambão, a peanha para Nossa Senhora e a cadeira da presidência são feitos da mesma pedra do altar. O Sacrário, tal como no frontal, é de prata lavrada.

Todo o conjunto foi elevado cerca de 30 cm para melhorar a visibilidade dos peregrinos. Do lado esquerdo, está uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, virgem peregrina, que desde 1947 tem percorrido o mundo e encontra-se aí desde 8/12/2003.

Os vitrais da capela-mor representam os 4 evangelistas, a Aparição do Anjo, uma cena da vida dos pastorinhos, e aspectos da Cova da Iria em dia de peregrinação.

Na frente da basílica foi construída uma grande tribuna, com altar, presidência, Ambão (mesa de palavra) e bancos para os concelebrantes. É utilizada em grandes celebrações no recinto.

Santuário de Fátima em Portugal | Basílica

santuario de fátima em portugal - basílica

O conjunto arquitetônico que liga a Basílica aos edifícios construídos à cada lado do recinto, deu-se o nome de Colunata. Uma obra do arquiteto Antônio Lino.

É composta de 200 colunas, 14 altares, 17 estátuas feitas em mármore coroam a Colunata, e representam imagens de Santos.

Somente quem já teve a oportunidade de conhecer Fátima, pode entender um pouquinho desse mistério e desfrutar da rara beleza do local.

Mais fotos do Santuário de Fátima

Santuário de Fátima em Portugal - Colunata

santuario de fátima em portugal - torre sineira

Santuário de Fátima em Portugal - oração

Está gostando do conteúdo?

Junte-se a comunidade dos Loucos Por Férias para receber gratuitamente artigos em primeira mão, dicas e pacotes promocionais de viagens inesquecíveis!

1 Comentário


  1. amei o site.com ele posso ver lugares maravilhosos e assim planejar melhor minhas viagens

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *